quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Grande Paragem... talvez isto ajudasse a recomeçar com mais assiduidade...

Empresa francesa concebeu a primeira bicicleta eléctrica que não necessita de bateria (msn.com)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

2019 Janeiro, domingo 13

Mais um dia de sol e mais ciclistas :) Hoje partimos 4 do café habitual, embora tenha havido uma espera :) que deu para começarmos a falar do regresso às nossas viagens até Santiago de Compostela, pelos seus Caminhos.

Talvez por isso, resolvemos fazer uma parte do caminho de Santiago e depois regressar pela beira mar. Saímos em direcção a Brandinhães e ao fim da descida verificamos que a continuação do ecocaminho já estava praticamente terminada. Passamos a vedação e comprovamos que já era percorrido por muita gente, a pé e de bicicleta, só está fechado porque ainda não foi inaugurado :). Chegamos ao antigo apeadeiro de Mandim e lá fomos ter ao Caminho que atravessa a Maia e que percorremos até Fajozes. Lá, atravessamos a N13 e seguimos para a praia de Mindelo, regressamos pela marginal passando por Vila Chá, Lavra e Angeiras. Em Leça começamos a subir em direcção ao aeroporto onde tivemos um furo, algo que já não acontecia há muito tempo.

Reparado, retomamos o regresso pelo Mosteiro de Moreira e subindo por Godim.

Chegamos por volta das 13h, um pouco mais tarde do que pretendíamos, mas foi uma belíssima manhã de passeio.

2019, Janeiro - Domingo, dia 6.

Após quase um ano, lá conseguimos recomeçar a reunir pessoal para os nossos
passeios de domingo que são bastante mais agradáveis em grupo. :)

Neste, aparecemos 3 ciclistas e logo decidimos ir em direcção ao rio mas num sentido contrário ao que que fazíamos habitualmente, resolvemos ir em direcção ao Porto por Monte dos Burgos, atravessar o recuperado parque da ribeira da Granja, no Viso e depois continuamos pela Prelada, Cedofeita (igreja e rua) e lá chegamos ao rio, na Ribeira, onde paramos para comer e soubemos que andava outro elemento lá para os lados de Leça. Foi só combinar um ponto de encontro intermédio, como o forte de S. João Baptista, na Foz e lá nos reunimos, curiosamente, depois de atravessar a ribeira da Granja que desagua no rio Douro.

Seguimos os 4 de volta a Leça e depois da refinaria começamos a subir para a Maia e na rotunda seguinte voltamos a separarmos-nos.
Chegamos à Maia pelo aeroporto e a respectiva subida do Outeiro.
Estava um dia de Sol, por isso foi um bom passeio.

sábado, 3 de março de 2018

Último Domingo Fevereiro

Dia 25, ultimo domingo de Fevereiro tivemos uma surpresa pois apareceu um ciclista que já não pedalava connosco há muito tempo. Assim o grupo reuniu 4 participantes nesta manhã solarenga e que resolveram fazer um percurso que já há algum tempo não era percorrido.
Passava um pouco das 9h quando arrancamos em direcção ao Castêlo da Maia, continuamos até aos semáforos da Carriça e aí viramos em direcção a Agua Longa, passando por S. Romão do Coronado.
Chegado lá apanhamos a EN105 e rumamos ao Alto da Maia.
Embora o registo aponte para 36 km, isso foi feito apenas por um elemento que chegado ao Alto da Maia virou para o Mosteiro e chegou a casa passando por Milheirós, já que havia compromissos que obrigavam a chegar cedo, embora não tão cedo, pois a volta terminou pelas 11h15.
Os restante continuaram e devem ter feito, uns bons quilómetros mais já que foram em direcção à Areosa.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Domingo, dia 18.

Mais uma manhã de sol depois de uma semana de chuva. Apareceram 4 ciclistas, o que actualmente é quase uma multidão.
Começamos por ir à estação de serviço... encher os pneus e depois decidimos ir para o Porto, via São Mamede Infesta. Assim passamos pelo Lar do Comércio, Ponte da Pedra e quando chegamos ao cruzamento do Amial, seguimos em frente, passando por Arca de Água em direcção à praça da Republica. Descemos Alferes Malheiro, Avenida dos Aliados, Mouzinho e passamos o túnel da Ribeira para a ponte Luís I.

Chegados aqui começamos a fazer toda a beira rio em direcção à Foz. Na zona da Cantareira subimos à capela de Santa Catarina para apreciar a vista e comer algumas das coisas que levávamos.
Após esta paragem de uns 20min, regressamos à marginal e fizemos o parque da Pasteleira no sentido contrário do habitual, ou seja, a subir.
Seguimos para a zona do Garcia da Orta e chegados à Fonte da Moura subimos até à rotunda, tomamos a Avenida de França até à Praça do Exercito Libertador. Passamos o cruzamento de Monte dos Burgos, Custóias e descemos para a zona do Mosteiro de Leça do Balio.
Esta entrada na Maia obriga-nos a fazer uma subida mais difícil :) para chegamos a casa, o que aconteceu cerca das 12h15m, isto depois de andarmos cerca de 31km.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Mais uma manhã de sol e desta vez apareceram 4 ciclistas, já começa a parecer um grupo :) e um deles já era há muito tempo aguardado.
Enquanto esperávamos pelo último fomos decidindo que o destino seria o mar, até porque o dia estava muito bonito, não estava tanto frio como se previa e não havia vento.
Fizemos a ciclovia até a saída que nos permitia pedalar em direcção ao cruzamento de Moreira que atravessamos para irmos até Pedras Rubras, passamos a igreja de Vila Nova da Telha, contornamos o aeroporto pelo lado norte e chegamos a Angeiras.
Aqui paramos para comer umas barras de cereais e após alguns minutos tomamos a direcção do Porto, fazendo toda essa costa. Quando chegamos à rotunda do Castelo do Queijo resolvemos subir a avenida da Boavista mas como houve alguma distancia entre os pares pois uns vieram o tempo todo a tagarelar, acabaram por se meter por umas transversais e tomar outro caminho. Após um telefonema marcamos como lugar de agrupamento a frente da igreja do Carvalhido, na praça do Exército Libertador.
Uma vez juntos, lá rumamos para o cruzamento de Monte dos Burgos e chegamos à Maia pelo lado do Mosteiro de Leça do Balío e Leonesa que é sempre uma subida custosa :)
Saímos pelas 9h20m e regressamos pela 12:50m, andando cerca de 43km.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Domingo, 21 de Janeiro

Neste domingo apareceram 2 ciclistas que na ciclovia encontraram outros dois mas como os percursos já estavam definidos, resolvemos manter os propósitos e assim continuamos separados.
A previsão meteorológica indicava que não ia chover e por isso estávamos animados. Ainda estivemos um pouco à espera de mais gente mas pelas 9:25 decidimos começar a andar, escolhemos ir até Vila do Conde pelo Caminho de Santiago central e depois logo víamos por onde seria o regresso.
Partimos e ao chegar a Modivas percebemos que tínhamos visto a previsão do tempo para o Porto porque para Vila do Conde não estava a ser a mesma...
Quando chegamos a Vilarinho resolvemos seguir em frente e chegar a Vila do Conde pela zona da Lapa e foi o que fizemos, parando ao pé da ponte para comer as barras de cereais, abrigados no portal de uma garagem pois a chuva não parava, não era intensa mas era persistente.
Resolvemos regressar pela estrada nacional 13 por já ser 11:45 e não querermos chegar à Maia muito depois das 12:30, e a N13 sempre é um caminho mais curto que o da beira-mar.
Assim chagamos por volta das 12:50, depois de andarmos cerca de 46km, a maior parte do tempo debaixo de uma chuva miudinha.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Domingo, 14 de Janeiro.

Após um longo interregno, com alguns passeios que aqui não foram comentados, voltamos a animar este blog.
Foi combinado que hoje ia ser realizado um passeio, calmo porque estávamos "perros", independentemente do estado do tempo.
Será o primeiro deste ano e a intenção é que voltemos a ter alguma regularidade.
Às 9h apareceram dois ciclistas, um deles a dizer que só ia chover ao meio-dia, informação que se revelou muito imprecisa pois já era quase 12:05 quando as bátegas começaram a cair.
Antes de sair combinamos que íamos até ao mar, mais plano e tranquilo. Resolvemos sair em direcção à ciclovia que percorremos até à antiga estação e depois
descemos para a EN13 e fomos para a zona da ponte de Moreira. Daí subimos para a estrada do aeroporto e contornamos este com o intuito de chegarmos até ao mar.
Percorremos a costa de Matosinhos, atravessamos a ponte móvel e fizemos uma paragem junto ao bar Titan para comer uma barra de cereais. Retomamos em direcção ao Porto, sempre num ritmos lento e com muita conversa.
Na zona da Ribeira paramos novamente para decidir o regresso e ficou acordado subir Mouzinho da Silveira, Aliados, Trindade e Faria Guimarães até à rua da Constituição e daí passar a Antero de Quental, Arca de Água, S. Mamede Infesta e casa, onde chegamos antes as 13h, nesta parte final apanhamos alguma chuva. mas por pouco tempo e com pouca intensidade.
Foi um bom passeio de cerca de 40km, calmo e que duram um pouco mais de 3h.

sábado, 21 de outubro de 2017

Domingo, dia 15 de Outubro

Após um longo interregno foi possivel reunir 3 ciclistas para dar um passeio pelas cidades.

Saimos da Maia depois de esperarmos um pouco pela chegada de um colega e saímos em direcção a S. Mamede, pois o objectivo era chegar à Areosa e descer pena N12 até ao Freixo. Chegados lá fizemos a marginal de rio e de mar até à praia de Matosinhos onde paramos alguns minutos para comer uma barrita. Retomamos om percurso pela beira mar e após passarmos a Petrogal, uma vez chegados ao restaurante o Rochedo, começamos a subida para a avenida do aeroorto.

Chegados a Moreira continuamos para casa subindo pela zona do Outeiro mas junto ao ecocaminho, paramos na fonte para beber e seguidamente houve uma separação do grupo, pois já passava das 13h e havia necessidade de chegar a casa.